Apostila elaborada por professores de cursinhos preparatórios especializados nas respectivas áreas. Contem teoria, dicas e exercícios por assunto. Obra com 140 páginas e mais de 300 exercícios gabaritados e organizados por assunto. Material confiável e de procedência. Produzido por quem entende do assunto.
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua.
2. Ortografia oficial.
3. Acentuação gráfica.
4. Flexão nominal e verbal.
5. Emprego das classes de palavras.
6. Pronome: emprego, formas de tratamento e colocação.
7. Verbos: conjugação e vozes, regulares, irregulares e impessoais.
8. Concordância verbal.
9. Crase.
10. Pontuação.
11. Sintaxe da oração e do período.
12. Regência nominal e verbal.
13. Semântica.
14. Interpretação de texto.
DIDÁTICA (TODAS AS ÁREAS)
1. Diferentes concepções de Educação e Didática:
1.1. As diferentes concepções de Educação;
1.2. A importância da educação como processo de mudança;
1.3. Origem e concepção de Didática;
1.4. A Didática e a formação do profissional da educação.
2. Contexto da Instituição Escolar:
2.1. Escola: local de trabalho docente e processo de ensino;
2.2. Conceituação de ensino-aprendizagem;
2.3. A formação do professor na sociedade;
2.4. Profissão docente: compromisso e ética;
2.5. O aluno: sua dimensão cognitiva, socioeconômica, afetiva e cultural;
2.6. O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem;
3. Revendo o espaço da sala de aula (espaço de “interações”):
3.1. Diferentes concepções sobre Ensinar e Aprender;
3.2. Trabalhando com Projetos;
3.3. O professor e a utilização das novas tecnologias educativas;
3.4. Gestão do espaço e do tempo na escola;
3.5. Relações professor/ aluno na sala de aula (inclusive aspectos étnico–raciais);
3.6. Organização Curricular da Escola;
3.7. O planejamento como instrumento de ação educativa;
3.8. Um plano de aula e seus componentes;
3.9. A utilização de jogos como ferramenta de trabalho pedagógico;
3.10. Construção da Autonomia do aluno;
3.11. A avaliação como processo de construção do conhecimento
CIÊNCIAS
1. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de Ciências.
2. Meio Ambiente: 2.1. História da formação e constituição do planeta Terra e a importância de cada uma de suas camadas para a manutenção da vida;
2.2. Os outros planetas do sistema solar e suas interações com a Terra
- Os ciclos da água;
- Ecossistemas;
- Poluição ambiental;
- Preservação do meio-ambiente
3. Ser Humano e Saúde: 3.1. Estudo da célula como componente de todos os seres vivos; 3.2. Sistemas do corpo humano e suas interações entre si e com o ambiente circundante; 3.3. Higiene corporal e ambiental.
4. Tecnologia e Sociedade: 4.1. Estudo das transformações dos recursos materiais e energéticos em produtos necessários à vida humana, aparelhos, máquinas, instrumentos, e as implicações sociais do desenvolvimento e do uso dessas tecnologias; investigações sobre as questões éticas, valores e atitudes compreendidos nessas relações; 4.2. A origem e o destino social dos recursos tecnológicos, as consequências para a saúde pessoal e ambiental e as vantagens sociais do emprego de determinadas tecnologias.