1.LÍNGUA PORTUGUESA, prof. Augusto Sá ? 120p
Compreensão e interpretação de texto. Tipos e gêneros textuais. Situação comunicativa. Pressuposto e subtendido. Inferência. Ambiguidade. Polissemia. Intertextualidade. Tipos de linguagem. Estrutura textual. Progressão temática. Paragrafação. Enunciado. Coesão. Coerência.
Variações linguísticas. Formalidade e informalidade. Propriedade lexical. Adequação da linguagem.
Fonética e fonologia. Encontros consonantais, encontros vocálicos, dígrafos. Acentuação gráfica. Pontuação. Ortografia.
Morfologia: classes de palavras, Processo de formação das palavras.
Funções da linguagem. Análise sintática dos períodos simples e composto.
Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nomina.
Sintaxe de colocação.
2.MATEMÁTICA, prof. Oscar Queiroz ? 72p
Números relativos inteiros e fracionários: operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). Múltiplos e divisores: máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Frações ordinárias e decimais. Números decimais: propriedades e operações. Expressões numéricas. Equações do 1º e 2º graus. Problemas. Sistemas de medida de tempo. Sistema métrico decimal.
Sistema monetário brasileiro. Problemas, números e grandezas proporcionais: razões e proporções. Divisão em partes proporcionais. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juro simples: juros, capital, tempo, taxas e montantes.
Fundamentos da Teoria dos Conjuntos. Conjuntos Numéricos: números naturais e inteiros (divisibilidade, números primos, fatoração, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum), números racionais e irracionais (reta numérica, valor absoluto, representação decimal), números reais (relação de ordem e intervalos), operações. Funções: estudo das relações, elementos e classificação, Diagonais, soma dos ângulos externos e internos, estudo dos quadriláteros e triângulos, congruências e semelhanças, relações métricas dos triângulos. Área: polígonos e suas partes.
Geometria Espacial: retas e planos no espaço (paralelismo e perpendicularismo), poliedros regulares, pirâmides, prismas, cilindro, cone e esfera (elementos e equações).
3,4.ATUALIDADES E CONVIVÊNCIA SOCIETÁRIA, Fabricio Santana ? 62p
Evolução histórica, geográfica, econômica, política e cultural do município de Juazeiro do Norte Acontecimentos e fatos relevantes e atuais do contexto internacional, nacional, estadual e do município de Juazeiro do Norte.
Arte e cultura. Ciência, tecnologia e inovação. Democracia, ética e cidadania.
Ecologia/biodiversidade. Globalização e geopolítica.
Políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, transporte, segurança, defesa, desenvolvimento sustentável.
Responsabilidade social: setor público, privado, terceiro setor.
Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão/exclusão, relações de gênero. Tecnologias de Informação e Comunicação. Vida urbana e rural.
Violência e drogas.
Ética profissional e relações humanas no trabalho. Ética moral e cidadania.
ESPECÍFICO - EDUCADOR DE TRÂNSITO
Sistema Nacional de Trânsito: Finalidade. Composição. Competências.
Noções de Direção Defensiva
Educação no Trânsito;
Uso correto do veículo.
Normas gerais de circulação e conduta.
Sinalização de Trânsito. Habilitação: Requisitos, Aprendizagem, Exames, Permissão para Dirigir, Categorias.
Sinalização de Trânsito.
Primeiros Socorros; Proteção ao Meio Ambiente; Cidadania;
Noções de mecânica básica de autos; Sistema Nacional do Trânsito.
Normas Gerais de circulação e Conduta. Pedestres e Condutores de Veículos não Motorizados. Cidadão.
Educação Para o Trânsito.
Sinalização de Trânsito.
Operação, da Fiscalização e do Policiamento Ostensivo de Trânsito.
Veículos. Condução de Escolares. Habilitação. Infrações.
Penalidades e Multas. Medidas administrativas.
Processo Administrativo.
Crimes de Trânsito. Conceitos e Definições. Sinalização.
DIDÁTICA, Alex Costa ? 52p
A pedagogia como ciência da educação e a didática como teoria e prática do ensino.
Os pressupostos teóricos e metodológicos na ação educativa na educação de trânsito.
Planejamento Educacional: concepções, processos de elaboração, acompanhamento e avaliação e planejamento da ação educativa. Elementos do plano de pedagógico educacional.
As novas tecnologias na ação educacional.
As contribuições de Piaget, Vygotsk e Wallon para o desenvolvimento humano e da aprendizagem.
A relação teoria-prática no processo de ensinar e aprender.
A avaliação da aprendizagem: concepções, princípios, procedimentos e instrumentos.
Registros e trocas de experiências do/no cotidiano do ensinar e aprender.
Relação orientador educacional de trânsito X aluno X escola X comunidade.
Organização do ensinoaprendizagem e articulação com a diversidade.
Contextualização e interdisciplinaridade na construção do conhecimento.