POR QUE VOCÊ DEVE COMPRAR ESTA APOSTILA?
- A melhor e mais completa do mercado,
- Conteúdo didático e focado item por item do edital IMPARH 2024
- Elaborada por quem entende dos assuntos,
- Questões de provas atuais abaixo de cada tópico,
- Alto índice de satisfação e aprovação,
- Garantia de devolução do valor pago se não gostar do material
- Mais de 400 questões de provas gabaritadas
conteúdo programático:
DIDÁTICA - Arlindo Souto
1. Diferentes concepções de Educação e Didática: 1.1. As diferentes concepções de Educação; 1.2. A importância da educação como processo de mudança; 1.3. Origem e concepção de Didática; 1.4. A Didática e a formação do profissional da educação. 2. Contexto da Instituição Escolar: 2.1. Escola: local de trabalho docente e processo de ensino; 2.2. Conceituação de ensino-aprendizagem; 2.3. A formação do professor na sociedade; 2.4. Profissão docente: compromisso e ética; 2.5. O aluno: sua dimensão cognitiva, socioeconômica, afetiva e cultural; 2.6. O papel do professor no processo de ensino 3. Revendo o espaço da sala de aula (espaço de ?interações?): 3.1. Diferentes concepções sobre Ensinar e Aprender; 3.2. Trabalhando com Projetos; 3.3. O professor e a utilização das novas tecnologias educativas; 3.4. Gestão do espaço e do tempo na escola; 3.5. Relações professor/ aluno na sala de aula (inclusive aspectos étnico 3.6. Organização Curricular da Escola; 3.7. O planejamento como instrumento de ação educativa; 3.8. Um plano de aula e seus componentes; 3.9. A utilização de jogos como ferramenta de trabalho pedagógico; 3.10. Construção da Autonomia do aluno; 3.11. A avaliação como processo de construção do conhecimento.
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Leitura e compreensão de textos: as estrate?gias de ensino
2. Variação lingui?stica e ensino de li?ngua materna
3. Ensino do sistema fonolo?gico e de sua relação com o sistema ortográfico
4. Significação e contexto: propostas de ensino
5. Ensino de estrate?gias de textualização: a construção do sentido do texto
6. Tradição gramatical ? tipos de gramática ? ensino de gramática
7. Leitura literária: o desenvolvimento da compete?ncia leitora e do gosto pelo texto literário
8. Ge?neros textuais: a seleção dos ge?neros literários para a formação do leitor
9. Leitura obrigato?ria versus leitura lu?dica nas aulas de leitura em li?ngua portuguesa
10.Biblioteca: a formação do leitor literário no ensino fundamental II
11.Leitura de literatura: os clássicos da literatura brasileira e os da literatura universal nas aulas de Li?ngua Portuguesa
12.Literatura interne?tica: aspectos positivos e potencialidades
13.Fonologia: conceitos básicos ? os fonemas da li?ngua portuguesa ? si?labas ? encontros vocálicos e consonantais ? di?grafos ? divisão silábica
14.Ortografia oficial: Acordo Ortográfico da Li?ngua Portuguesa (AOLP 1990)
15.Morfologia: a estrutura e a formação das palavras ? a classificação e a flexão das palavras
16.Sintaxe: os termos da oração ? a subordinação e a coordenação (frase/oração/peri?odo) ? a concordância nominal e a concordância verbal ? a rege?ncia nominal e a rege?ncia verbal ? a sintaxe de colocação
17.Semântica: a sinoni?mia ? a antoni?mia ? a homoni?mia ? a paroni?mia ? a conotação ? a denotação ? a hiperoni?mia ? a hiponi?mia ? a ambiguidade
18.Estili?stica: as figuras de sintaxe ? as figuras de pensamento ? as figuras de palavra
|