Exame Nacional dos Cartórios ENAC:
Módulo Registro de Imóveis - BREVE!
CORREIOS
REVISANDO QUESTÕES IBFC
01. IBFC - IMBEL - Ajudante Geral ? 2024
Texto 1 ? Ginástica artística: história e curiosidade
História
A ginástica artística está presente nos Jogos Olímpicos desde ______ (I. a ? à) primeira edição da Era Moderna, em Atenas 1896. Os gregos da antiguidade acreditavam que a ginástica artística era a junção perfeita entre mente e corpo, assim _______ (II. a ? há) praticavam ______ (III. a fim de ? afim de) manter a boa forma física e da saúde. Ela também era ensinada como uma preparação para outros esportes, além de treinamento militar. O alemão Friedrich Ludwig Christoph Jahn, apaixonado pelo esporte, criou a primeira escola de ginástica artística em 1811. ?O pai da ginástica?, como ficou conhecido, além de aperfeiçoar a modalidade, também criou alguns saltos e os aparelhos cavalo com alças, trave, barras paralelas e horizontais.
A ginástica estreou nos Jogos de Atenas 1896, reunindo atletas de apenas cinco países, que competiram em quatro aparelhos. Em Amsterdã 1928, as mulheres também passaram a competir, participando de uma única prova por equipes.
Nas competições, homens e mulheres competem no solo e no salto. As barras assimétricas e a trave são aparelhos exclusivamente femininos, e os homens competem também na barra fixa, nas barras paralelas, no cavalo com alças e nas argolas.
Curiosidades
A romena Nadia Comaneci encantou o mundo nos Jogos Olímpicos de Montreal 1976. Ela foi a mais jovem ginasta a ganhar medalha e a primeira a obter nota 10 na ginástica artística feminina. Ao todo, Comaneci conquistou nove medalhas olímpicas. Já a ginasta soviética Larysa Latynina entrou para a história como uma das atletas que mais conquistou medalhas em Jogos Olímpicos. Ao todo, em sua carreira, ela obteve 9 ouros, 5 pratas e 4 bronzes. A última delas foi conquistada nos Jogos de Roma 1960.
A primeira brasileira a ser campeã mundial foi Daiane dos Santos, em Anaheim 2003. Sabe-se que, em parceria com o treinador ucraniano Oleg Ostapenko, Daiane criou dois movimentos que foram eternizados pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) e hoje levam o seu nome: o duplo twist carpado (Dos Santos I) e o duplo twist esticado (Dos Santos II). Somando suas participações nos Jogos Pan-americanos Winnipeg 1999, Santo Domingo 2003 e Rio 2007, a ginasta possui cinco medalhas: duas de prata e três de bronze. A primeira medalha olímpica da história da ginástica artística do Brasil foi dourada.
Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Arthur Zanetti superou o chinês Chen Yibing e levou o ouro nas argolas.
A ginástica que hoje é conhecida como artística ainda é citada em muitos livros e sites como ginástica olímpica. No passado, já foi chamada de ginástica desportiva e de ginástica de aparelhos. Em circuitos esportivos internacionais é comum ouvir atletas, técnicos e até leigos usando simplesmente as iniciais GA (ginástica artística).
Se as informações apresentadas não foram suficientes para levá-los a se interessarem pela GA, então, acompanhem as performances de atuais ginastas que brilharão nos Jogos de Paris, em julho e agosto de 2024.
(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto original está no site da Confederação Brasileira de Ginástica, disponível em https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes/Ginastica-artistica/; acesso em 13 jan-24)
Leia o parágrafo abaixo:
Os tipos textuais podem ser divididos em grupos de tipologia narrativa, argumentativa, descritiva, injuntiva e/ou expositiva. Em relação a gêneros textuais, pode-se afirmar que o subtítulo ?História? do texto ?Ginástica artística: história e curiosidade? está inserido em (I) ______, pois, (II) ______. Seu objetivo é (III) ______.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
A I. gênero textual expositivo; II. apresenta, conceitua, define, descreve e compara um conceito ou uma ideia sobre determinado tema. I I. transmitir as informações com total neutralidade.
B I. gênero textual injuntivo; II. oferece instruções e/ou recomendações; III. ter por foco explicação e/ou descrição de um método para realizar determinada atividade.
C I. gênero textual narrativo; II. é utilizado para contar um caso, narrar determinado fato fictício ou verídico; III. envolver a ação, o tempo e às vezes, personagens nos diálogos.
D I. gênero textual dissertativo; II aborda um tema para explicar, discorrer, expor ou informar algo; III. apresentar a ideia, a opinião ou o ponto de vista embasados em ideia, opinião e/ou ponto de vista.
E I. gênero textual argumentativo; II. o foco está em persuadir, convencer e/ou defender um ponto de vista, uma tese ou teoria. III. embasar os apontamentos por meio de fatos, exemplos, citações, dados, enfim, utilizar de um repertório significativo, para que, estrategicamente, haja construção de um pensamento sólido, constitutivo.
RESOLUÇÃO:
A alternativa correta é:
A. I. gênero textual expositivo; II. apresenta, conceitua, define, descreve e compara um conceito ou uma ideia sobre determinado tema; III. transmitir as informações com total neutralidade.
Comentário:
O subtítulo ?História? no texto ?Ginástica artística: história e curiosidade? insere-se em um gênero textual expositivo, pois sua função principal é apresentar informações de forma objetiva e clara sobre o tema "história da ginástica artística". Esse tipo de texto visa informar, descrever ou explicar um conceito ou fato, sem a intenção de argumentar, narrar ou persuadir. Além disso, o objetivo do gênero expositivo é fornecer as informações com neutralidade, sem emitir opiniões ou juízos de valor, o que se alinha ao que foi solicitado na questão.
Por que as outras alternativas estão erradas?
B. Gênero textual injuntivo:
- O gênero injuntivo é utilizado para dar instruções ou orientações (ex.: manuais, receitas). O subtítulo "História" não tem essa função.
C. Gênero textual narrativo:
- O gênero narrativo conta uma história com enredo, tempo, espaço e personagens. O subtítulo ?História? não narra fatos, mas os apresenta de forma informativa e descritiva.
D. Gênero textual dissertativo:
- Embora a exposição possa ser parte de um texto dissertativo, este gênero geralmente apresenta uma argumentação ou reflexão, o que não é o caso do subtítulo.
E. Gênero textual argumentativo:
- O foco do gênero argumentativo é persuadir ou convencer o leitor, defendendo um ponto de vista, o que não ocorre no subtítulo "História", pois ele se limita a expor fatos.
CREMEC
TSE UNIFICADO
TRT-CE / TSE / TRF5
PREFEITURA DE PACATUBA E PREFEITURA DE PINDORETAMA
Direito Administrativo
TRT-CE E TSE Unificado
Lei 8.112 comentada
PPCE / SAP
Instrução Normativa SAP Nº 03/2020 - Sistema Penitenciário do Estado do Ceará
Resolução nº 3/2009 - Diretrizes de educação
FMS Teresina
IPLANFOR
LEI COMPLEMENTAR N. 0176, DE 19.12.2014 - Organização e Estrutura administrativa de Poder Executivo Municipal (Fortaleza-CE)
Atenção: esta norma deve ser solicitada pelo WhatsApp (85) 9.8514.1666
SEFIN Fortaza
BANCO DO BRASIL
Código de Ética do Banco do Brasil
Conhecimentos Bancários - 200 questões
PRFEITURA DE PACAJUS
Código Tributário do Município de Pacajus
Guarda Municipal - Legislação Específica
Matemáticas (Prefeituras Mulungu e outras)
RFB RECEITA FEDERAL DO BRASIL 2022
PREFEITURA DE GRANJA/CE 2022
ESTATUDO DOS SERVIDORES - CLIQUE AQUI
CGE COMUM A TODOS 2022
DIREITO CONSTITUCIONAL - CLIQUE AQUI
PF POLÍCIA FEDERAL 2022
NOÇÕES DE INFORMÁTICA - CLIQUE AQUI
ATUALIDADES - CLIQUE AQUI
PROVAS PF COMENTADA - CLIQUE AQUI
GUARDA MUN. FORTALEZA 2022
LEGISLAÇÃO DE TRANSITO - CLIQUE AQUI
PREFEITURA DE QUIXADÁ/CE 2022
DECRETO N.º 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017 - CLIQUE AQUI
PORTARIA N.º 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017. APROVA A POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA - CLIQUE AQUI
TRT PIAUI 2022
RACIOCINIO LÓGICO - PROF. OSCAR QUEIROZ - CLIQUE AQUI
COMPLEMENTO TRT - PI - CLIQUE AQUI
ANALISTA ADMINISTRATIVO - ERRATA LINGUA PORTUGUESA - CLIQUE AQUI
.
TJPI - PIAUÍ 2022
ERRATA - CLIQUE AQUI
DIREITO CIVIL - CLIQUE AQUI
CODIGO DE DIVISAO ORGANIZACAO JUDICIARIA DO PIAUI - CLIQUE AQUI
REGIMENTO INTERNO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DI ESTADO DO PIAUÍ - CLIQUE AQUI
REGIMENTO JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO PIAUÍ - CLIQUE AQUI
LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO PIAUÍ (Lei nº 33.716/1979) - CLIQUE AQUI
.
PROFESSOR EFETIVO DE FORTALEZA
DIMENSÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O DOCUMENTO REFERENCIAL CURRICULAR DO CEARÁ - CLIQUE AQUI
.
UNILAB 2022
CARGO: ASSUNTOS EDUCACIONAIS
COMPLEMENTO ASSUNTOS EDUCACIONAIS - CLIQUE AQUI
COMPLEMENTO
LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993
LEI Nº 12.289, DE 20 DE JULHO DE 2010. - CLIQUE AQUI
CURSO RECONHECIMENTO - CLIQUE AQUI
CURSO AUTORIZAÇÃO- CLIQUE AQUI
PROJETO PEDAGOGICO INSTITUCIONAL - CLIQUE AQUI
ANEXOS EM GERAL - CLIQUE AQUI
.
ENEM 2022
CONTEUDO COMPLEMENTAR DA APOSTILA: CLIQUE AQUI
LINK DE ACESSO AO MATERIAL ADICIONAL: CLIQUE AQUI
.
TJ-CEARÁ 2022
REGIMENTO INTERNO - CLIQUE AQUI
DIREITO CONSTITUCIONAL - CLIQUE AQUI
LEG. CIVIL EXTRAVAGANTE - CLIQUE AQUI
LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA - CLIQUE AQUI
.
METROFOR 2022
MATERIAL ADICIONAL COMPLEMENTAR - CLIQUE AQUI
GABARITO RACIOCINIO LÓGICO - PÁGINA 28

IBGE 2022
MATERIAL COMPLEMENTAR - CLIQUE AQUI
RFB - RECEITA FEDERAL DO BRASIL
MATERIAL DEMONSTRATIVO - CLIQUE AQUI
.
METROFOR 2021
ATUALIDADES PROF. BRANDO - CLIQUE AQUI
.
PM SAUDE 2021
EDITAL - CLIQUE AQUI
.
--------------------------------------------
PETROBRAS 2021
EDITAL - CLIQUE AQUI
.
SDHDS 2022
EDITAL - CLIQUE AQUI
III Plano Nacionla de Prevenção e erradicação do trabalho Infantil e proteção ao adolescente trabalhador 2019 - 2022 - CLIQUE AQUI
Plano Nacional de Enfrentamento da Violência - CLIQUE AQUI
PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO E DEFESA DO DIREITO DE CRIANÇA E ADOLESCENTES À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA- CLIQUE AQUI
PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS - PNDH - CLIQUE AQUI
Programa_2022 - CLIQUE AQUI
.