POR QUE VOCÊ DEVE COMPRAR ESTA APOSTILA?
- A melhor e mais completa do mercado,
- Conteúdo didático e focado item por item do edital IMAPRH 2024
- Elaborada por quem entende dos assuntos,
- Questões de provas atuais abaixo de cada tópico,
- Alto índice de satisfação e aprovação,
- Garantia de devolução do valor pago se não gostar do material
- Mais de 300 questões de provas gabaritadas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E PROFESSORES
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua.
2. Ortografia oficial.
3. Acentuação gráfica.
4. Flexão nominal e verbal.
5. Emprego das classes de palavras.
6. Pronome: emprego, formas de tratamento e colocação.
7. Verbos: conjugação e vozes, regulares, irregulares e impessoais.
8. Concordância verbal.
9. Crase.
10. Pontuação.
11. Sintaxe da oração e do período.
12. Regência nominal e verbal.
13. Semântica.
14. Interpretação de texto.
DIDÁTICA (TODAS AS ÁREAS)
1. Diferentes concepções de Educação e Didática:
1.1. As diferentes concepções de Educação;
1.2. A importância da educação como processo de mudança;
1.3. Origem e concepção de Didática;
1.4. A Didática e a formação do profissional da educação.
2. Contexto da Instituição Escolar:
2.1. Escola: local de trabalho docente e processo de ensino;
2.2. Conceituação de ensino-aprendizagem;
2.3. A formação do professor na sociedade;
2.4. Profissão docente: compromisso e ética;
2.5. O aluno: sua dimensão cognitiva, socioeconômica, afetiva e cultural;
2.6. O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem;
3. Revendo o espaço da sala de aula (espaço de “interações”):
3.1. Diferentes concepções sobre Ensinar e Aprender;
3.2. Trabalhando com Projetos;
3.3. O professor e a utilização das novas tecnologias educativas;
3.4. Gestão do espaço e do tempo na escola;
3.5. Relações professor/ aluno na sala de aula (inclusive aspectos étnico–raciais);
3.6. Organização Curricular da Escola;
3.7. O planejamento como instrumento de ação educativa;
3.8. Um plano de aula e seus componentes;
3.9. A utilização de jogos como ferramenta de trabalho pedagógico;
3.10. Construção da Autonomia do aluno;
3.11. A avaliação como processo de construção do conhecimento
7. GEOGRAFIA
1. Princípios teóricos e metodológicos do ensino da Geografia. Categorias básicas de análise: espaço e tempo, lugar, natureza, paisagem, escala, sociedade e cultura.
2. Cartografia: localização, orientação, direção, distância e proporção geográfica. Leitura, interpretação e representação do espaço: plantas e mapas simples.
3. Processos constituintes do espaço físico e a apropriação da natureza pelo trabalho social.
4. Compreensão das relações entre sociedade e natureza na produção das diferentes paisagens urbanas e rurais.
5. Tecnologia e meio ambiente: preservação da natureza e ética socioambiental.
6. Geografia de Fortaleza: aspectos naturais da paisagem; modo de vida urbano e rural e a relação cidadecampo; aspectos sócio - culturais na produção do espaço da cidade: bairros históricos e modernos, os conjuntos habitacionais, feiras de bairros, entre outros.
7. Geografia do Ceará: paisagens naturais: litoral, serra e sertão; a produção do espaço e a rede urbana cearense; população, cultura, modos de vida e migração.
|