PROFESSOR SUBSTITUTO - FORTALEZA – CIÊNCIAS/2016
Apostila elaborada por professores de cursinhos preparatórios especializados nas respectivas áreas. Obra em volume único com 350 páginas e mais de 500 exercícios gabaritados e organizados por assunto.
Previsão de envio: Disponível
ATENÇÃO!!! A editora DIN.CE não se responsabiliza pelos dados cadastrais(endereço) incorretos fornecidos pelos clientes. Havendo erro o cliente pagará novo frete.
Editora DINCE/2016. Compromisso e responsabilidade para com o candidato.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
CONHECIMENTOS BÁSICOS
LÍNGUA PORTUGUESA (TODAS AS ÁREAS, EXCETO LÍNGUA PORTUGUESA), prof. Augusto Sá – 118p
1. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua
2. Ortografia oficial
3. Acentuação gráfica
4. Flexão nominal e verbal
5. Emprego das classes de palavras
6. Pronome: emprego, formas de tratamento e colocação
. Verbos: conjugação e vozes, regulares, irregulares e impessoais
8. Concordância verbal
9. Crase
10. Pontuação
11. Sintaxe da oração e do período
12. Regência nominal e verbal
13. Semântica
14. Interpretação de texto
DIDÁTICA (TODAS AS ÁREAS), prof. Alex Costa – 100p
1. Diferentes concepções de Educação e Didática
1.1. As diferentes concepções de Educação
1.2. A importância da educação como processo de mudança
1.3. Origem e concepção de Didática
1.4. A Didática e a formação do profissional da educação
2. Contexto da Instituição Escolar
2.1. Escola: local de trabalho docente e processo de ensino
2.2. Conceituação de ensino-aprendizagem
2.3. A formação do professor na sociedade
2.4. Profissão docente: compromisso e ética
2.5. O aluno: sua dimensão cognitiva, socioeconômica, afetiva e cultural
2.6. O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem
3. Revendo o espaço da sala de aula (espaço de “interações”)
3.1. Diferentes concepções sobre Ensinar e Aprender
3.2. Trabalhando com Projetos
3.3. O professor e a utilização das novas tecnologias educativas
3.4. Gestão do espaço e do tempo na escola
3.5. Relações professor/ aluno na sala de aula (inclusive aspectos étnico–raciais)
3.6. Organização Curricular da Escola
3.7. O planejamento como instrumento de ação educativa
3.8. Um plano de aula e seus componentes
3.9. A utilização de jogos como ferramenta de trabalho pedagógico
3.10. Construção da Autonomia do aluno
3.11. A avaliação como processo de construção do conhecimento
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
4. CIÊNCIAS, prof. Alex Costa – 48p
1.Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de Ciências
2.Meio Ambiente:
2.1. História da formação e constituição do planeta Terra e a importância de cada uma de suas camadas para a manutenção da vida
2.2. Os outros planetas do sistema solar e suas interações com a Terra:
? Os ciclos da água
? Ecossistemas
? Poluição ambiental
? Preservação do meio-ambiente
3. Ser Humano e Saúde:
3.1. Estudo dacélula como componente de todos os seres vivos
3.2.Sistemas do corpo humano e suas interações entre si e com o ambiente circundante
3.3.Higiene corporal e ambiental
4.Tecnologia e Sociedade:
4.1. Estudo das transformações dos recursos materiais e energéticos em produtos necessários à vida humana, aparelhos, máquinas, instrumentos, e as implicações sociais do desenvolvimento e do uso dessas tecnologias; investigações sobre as questões éticas, valores e atitudes compreendidos nessas relações
4.2. A origeme o destino social dos recursos tecnológicos, as consequências para a saúde pessoal e ambiental e as vantagens sociais do emprego de determinadas tecnologias
|