PROF. ALEX COSTA
SUMÁRIO
CAPÍTULO 1 - DIDÁTICA
A EDUCAÇÃO COMO ATO POLÍTICO............................................ 07
1. A pedagogia como ciência da educação.................................... 11
2. A didática como teoria e prática do ensino................................. 12
3. Os pressupostos teóricos e metodológicos da ação docente. ... 14
4. Planejamento Educacional: concepções, processos de elaboração, acompanhamento 19
5. Avaliação do Projeto Político Pedagógico................................. 21
6. Planejamento da ação docente. ................................................ 25
7. Elementos do plano de ensino. ................................................ 25
8. A gestão da sala de aula e sua relação com os paradigmas educacionais presentes na prática educativa. 30
9. As novas tecnologias e suas aplicações na construção do conhecimento. 36
10. As contribuições de Piaget, Vygotsk e Wallon para o desenvolvimento humano e da aprendizagem. 43
11. A relação teoria-prática no processo de ensinar e aprender. ..... 55
12. A avaliação da aprendizagem: concepções, princípios, procedimentos e instrumentos 58
13. Registros e trocas de experiências do/no cotidiano da sala de aula. 75
14. Relação professor X aluno, pais e comunidade. ...................... 78
15. Organização do ensino-aprendizagem e articulação com a diversidade. 82
16. A formação do educador no contexto contemporâneo. ............ 90
17. A concepção do professor crítico-reflexivo.............................. 93
18. Contextualização e interdisciplinaridade na construção do conhecimento. 98
CAPÍTULO 2 - CONHECIMENTOS EDUCACIONAIS:
1. A escola pública como instrumento de inclusão social. ............ 105
Inclusão social de estudantes da rede pública.............................. 106
2. A gestão democrática e instâncias colegiadas de gestão na escola pública de ensino 107
3. Instâncias colegiadas: os espaços de participação na gestão democrática 115
4. Gestão democrática da escola pública: é preciso educar todos 127
5. Plano nacional de educação. Parâmetros curriculares nacionais do ensino fundamental 137
O processo de elaboração dos parâmetros curriculares nacionais. 141
A importância de um referencial curricular nacional para o ensino fundamental 142
Estrutura dos parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental 146
Objetivos do ensino fundamental................................................. 147
A contribuição das diferentes áreas de conhecimento................... 138
Abordagem de questões sociais urgentes.................................... 154
6. O papel do educador no ingresso, permanência e sucesso do aluno na escola. 159
Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar........ 160
7. As contribuições científico tecnológicas para o conhecimento do processo de aprendizagem na infância, na adolescência, na juventude e no adulto. ........................................................... 171
8. Novas tecnologias e formação de professores......................... 173
9. Formação de professores....................................................... 177
10. Natureza do trabalho pedagógico: fundamentação filosófica, política e educacional. 178
11. A formação econômica capitalista: base das teorias educacionais e do trabalho pedagógico 184
A legislação Educacional Brasileira: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394/96 e Plano Nacional de Educação................................................................................... 195
Exercícios.................................................................................. 232
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