DCNS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
BNCC BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
PCN PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
SIMPLIFICADOS
Teoria e questões
SUMÁRIO:
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCNS)............. 7
Conceito....................................................................................... 7
Princípios das diretrizes curriculares nacionais (DCNS)............ 8
Função das diretrizes curriculares.............................................. 9
Entenda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)........ 10
Entendendo a importância das DCNs para a educação nacional 11
As diretrizes continuam valendo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? 12
Por que só as Diretrizes do Ensino Médio estão sendo revistas?.. 12
As diretrizes curriculares preservam a autonomia dos professores? 13
Diferenças entre as Diretrizes Curriculares (DCNs) e Parâmetros Curriculares (PCNs) 14
As diretrizes perderam validade após a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? 15
PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio.... 15
Resolução Nº 4, de 13 de julho de 2010................................... 20
Questões de concursos.......................................................... 60
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC).............. 69
Conceito..................................................................................... 69
Qual é o objetivo da BNCC?..................................................... 70
Como funciona a orientação por competências?..................... 71
O que é a parte diversificada da BNCC?.................................. 71
O que são Competências e Habilidades da BNCC?................ 72
Se a Base é comum, porque temos uma parte diversificada?73
Qual é o prazo para implementação?....................................... 74
Como implementar a BNCC em minha escola?....................... 74
A BNCC da Educação Básica por segmentos.......................... 75
Objetivos Gerais do Ensino Fundamental................................ 76
BNCC na educação infantil....................................................... 79
Divisão da faixa etária e nomenclatura na BNCC da Educação Infantil 87
BNCC Ensino fundamental ? anos iniciais............................... 88
Principais mudanças no ensino fundamental ? anos finais...... 98
BNCC do ensino médio: tudo o que você precisa saber........ 106
Pensando o currículo para além da norma............................. 114
Questões de concursos........................................................ 117
PARÂMETROS ?CURRICULARES NACIONAIS ? PCN...... 123
Conceito .................................................................................. 123
Objetivo dos PCN.................................................................... 126
Quando surgiu os PCNs no Brasil?........................................ 127
Qual a importância dos PCNs para o ensino de história?...... 127
Por que foram criados os PCNs?............................................ 128
Qual o objetivo dos PCNs publicados em 1996?................... 128
Qual o conceito de PCN?........................................................ 128
O que é a BNCC e para que serve?....................................... 129
Como a BNCC define competências?.................................... 129
Como a BNCC pode contribuir para sua formação e seu desenvolvimento profissional? 129
Qual é a importância do currículo na educação?................... 129
Qual a função do currículo escolar?....................................... 129
Questões de concursos........................................................ 117