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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E PROFESSORES
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua.
2. Ortografia oficial.
3. Acentuação gráfica.
4. Flexão nominal e verbal.
5. Emprego das classes de palavras.
6. Pronome: emprego, formas de tratamento e colocação.
7. Verbos: conjugação e vozes, regulares, irregulares e impessoais.
8. Concordância verbal.
9. Crase.
10. Pontuação.
11. Sintaxe da oração e do período.
12. Regência nominal e verbal.
13. Semântica.
14. Interpretação de texto.
DIDÁTICA (TODAS AS ÁREAS), Alex Costa – 50p
1. Diferentes concepções de Educação e Didática:
1.1. As diferentes concepções de Educação;
1.2. A importância da educação como processo de mudança;
1.3. Origem e concepção de Didática;
1.4. A Didática e a formação do profissional da educação.
2. Contexto da Instituição Escolar:
2.1. Escola: local de trabalho docente e processo de ensino;
2.2. Conceituação de ensino-aprendizagem;
2.3. A formação do professor na sociedade;
2.4. Profissão docente: compromisso e ética;
2.5. O aluno: sua dimensão cognitiva, socioeconômica, afetiva e cultural;
2.6. O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem;
3. Revendo o espaço da sala de aula (espaço de “interações”):
3.1. Diferentes concepções sobre Ensinar e Aprender;
3.2. Trabalhando com Projetos;
3.3. O professor e a utilização das novas tecnologias educativas;
3.4. Gestão do espaço e do tempo na escola;
3.5. Relações professor/ aluno na sala de aula (inclusive aspectos étnico–raciais);
3.6. Organização Curricular da Escola;
3.7. O planejamento como instrumento de ação educativa;
3.8. Um plano de aula e seus componentes;
3.9. A utilização de jogos como ferramenta de trabalho pedagógico;
3.10. Construção da Autonomia do aluno;
3.11. A avaliação como processo de construção do conhecimento
ARTES, Sílvio Oliveiro ?
1. A Função da Arte no Processo de Formação Humana: ética, estética e educação; como a inserção da arte no processo educativo pode contribuir para que o educando encontre possibilidades de convívio com experiências estéticas significativas.
2. A inserção da Arte no cotidiano escolar: possibilidades de trabalhos com arte na escola a partir de enfoque específico que contemple as diferentes linguagens da arte e as possibilidades de integração destas mesmas linguagens.
3. Avaliação em Arte: processos avaliativos em produções artísticas escolares com atenção para os processos de criação deslocando o foco avaliativo do produto artístico final.
4. Manifestações artísticas tradicionais e Educação Estética: reflexões sobre o saber/fazer artístico popular (tradicional), em processos formativos no espaço escolar.
5. As diferentes linguagens artísticas e suas relações: percepções sobre possíveis articulações entre as diversas áreas artísticas no mundo contemporâneo.
6. Possibilidades de sonorização e expressão corporal na aprendizagem rítmica: a prática percussiva na
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