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APOSTILAS > Professor Ceará indígena > Ciências Humanas -Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9ª) e Ensino Médio (1º ao 3º) apostila Professor seduc Escolas Indígenas 2023
Ciências Humanas -Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9ª) e Ensino Médio (1º ao 3º) apostila Professor seduc Escolas Indígenas 2023
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ATENÇÃO!!

Esta apostila foi elaborada por professores atuantes em cursinhos preparatórios em Fortaleza. Significa que você esta adquirindo um produto confiável e que foi produzindo por quem entende do assunto.

Além da teoria, este material contém centenas de questões de provas anteriores, inclusive da banca UECE/CEV.

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CONTEÚDO E PROFESSORES:

1.LÍNGUA PORTUGUESA, Prof. Augusto Sá ? 80p

1. Compreensão e interpretação de textos.

2. Tipologia textual.

3. Ortografia oficial.

4. Acentuação gráfica.

5. Emprego das classes de palavras.

6. Emprego do sinal indicativo de crase.

7. Sintaxe da oração e do período.

8. Pontuação.

9. Concordância nominal e verbal.

10. Regência nominal e verbal

11. Significação das palavras;

12. Aspectos socioculturais das narrativas indígenas: cosmologia, espiritualidades, lutas, natureza etc.

 

2.EDUCAÇÃO BRASILEIRA, Prof. Arlindo Souto

1. História do pensamento pedagógico brasileiro.

1.1. Teoria da educação, diferentes correntes do pensamento pedagógico brasileiro.

1.2. Projeto político-pedagógico.

2. A didática e o processo de ensino e aprendizagem.

2.1. Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação.

2.2. A sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.

2.3. A didática como fundamento epistemológico do fazer docente.

3. Principais teorias da aprendizagem. 3.1. Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia.

4. Aspectos legais e políticos da organização da educação brasileira.

1. Formação da sociedade brasileira: os indígenas, os portugueses, os africanos, os imigrantes. As questões étnico-raciais e as diferentes manifestações culturais.

2. Princípios da Educação Indígena: memórias históricas; identidades étnicas; valorização de suas línguas e ciências; centralidade do território. 3. A organização social e política no contexto indígena:

3.1. Os povos indígenas no Ceará; 3.2. Dados e informações gerais sobre os povos;

3.3. Organizações do movimento indígena do Ceará;

3.4. Manifestações culturais, festas tradicionais e agendas de mobilizações dos povos indígenas no Ceará.

4. Interculturalidade e as políticas educacionais interculturais iniciadas com a Constituição brasileira de 1988.

5. Legislação da Educação Escolar Indígena

5.1. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Lei Federal nº 9.394/1996, artigos 78 e 79).

5.2. Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1998.

5.3. Educação para as Relações Étnico-Raciais (Leis Federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008);

5.4. Resolução CNE/CEB nº 5, de 22 de junho de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica.

5.5. Resolução CNE/CEB nº 1, de 7 de janeiro de 2015, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras providências.

5.6. Resolução CEE nº 382/2003, que dispõe sobre a criação e o funcionamento de Escola Indígena no Sistema de Ensino do Ceará e dá outras providências.

5.7. Resolução CEE nº 447/2013, que altera dispositivos da Resolução CEC nº 382/2003, que dispõe sobre a criação e o funcionamento de Escola Indígena no Sistema de Ensino do Ceará e dá outras providências.

5.8. Lei Estadual nº 17.165, de 02 de janeiro de 2020, que reconhece a existência, a contribuição e os direitos dos povos indígenas no estado do Ceará.

 

CIÊNCIAS HUMANAS, Prof. Esmael Oliveira

1. Cultura, cotidiano, relações sociais e de poder, gênero, etnia.

2. Cultura e religiosidade indígena no Brasil e Ceará Colonial.

3. Movimento de independência no Brasil e Ceará Colonial. 4. Aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais dos períodos moderno e contemporâneo da história: o renascimento, o iluminismo, as revoluções francesa e industrial.

5. Espaço geográfico da aldeia, do território e de outros territórios cearenses.

6. O território brasileiro: ocupação, paisagens naturais e os grandes domínios morfoclimáticos.

7. O meio-ambiente: relações entre clima, vegetação e solo; relacionamento do relevo com a estrutura geológica e as águas; conservação dos recursos naturais.

8. Questões ambientais no passado e no presente.

9. Geografia Política: as fronteiras e as formas de apropriação política do espaço (conflitos territoriais).

10. Sociedade, lugar e paisagem no ensino da Geografia.

11. A organização social no contexto indígena.

12. Trabalho e cultura na sociedade indígena.

13. Política no contexto indígena.

14. A globalização e os novos desafios da sociedade.

15. Sociologia no Brasil e no Nordeste: cultura, identidade e religiosidade.

16. Concepção de mundo e de ser humano a partir da tradição indígena, Concepções de beleza, Concepções de natureza, cultura e sociedade;

17. Ética, política, moral, valores, poder e estado, liberdade, democracia, justiça, direitos humanos e multiculturalismo.

18. Saberes indígenas: tradição e contemporaneidade.

19. O Ensino de Filosofia: perspectivas teóricas e históricas.

 

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