ATENÇÃO!!
Esta apostila foi elaborada por professores atuantes em cursinhos preparatórios em Fortaleza. Significa que você esta adquirindo um produto confiável e que foi produzindo por quem entende do assunto.
Além da teoria, este material contém centenas de questões de provas anteriores, inclusive da banca UECE/CEV.
POR QUE VOCÊ DEVE COMPRAR ESTA APOSTILA?
-A Melhor e mais completa do mercado
-Conteúdo didático e focado item por item do edital
-Elaborada por quem entende dos assuntos
-Questões de provas atuais abaixo de cada tópico
-Alto índice de satisfação e aprovação
-Garantia de devolução do valor pago se não gostar do material
CONTEÚDO E PROFESSORES:
1.LÍNGUA PORTUGUESA, Prof. Augusto Sá ? 80p
1. Compreensão e interpretação de textos.
2. Tipologia textual.
3. Ortografia oficial.
4. Acentuação gráfica.
5. Emprego das classes de palavras.
6. Emprego do sinal indicativo de crase.
7. Sintaxe da oração e do período.
8. Pontuação.
9. Concordância nominal e verbal.
10. Regência nominal e verbal
11. Significação das palavras;
12. Aspectos socioculturais das narrativas indígenas: cosmologia, espiritualidades, lutas, natureza etc.
2.EDUCAÇÃO BRASILEIRA, Prof. Arlindo Souto
1. História do pensamento pedagógico brasileiro.
1.1. Teoria da educação, diferentes correntes do pensamento pedagógico brasileiro.
1.2. Projeto político-pedagógico.
2. A didática e o processo de ensino e aprendizagem.
2.1. Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação.
2.2. A sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.
2.3. A didática como fundamento epistemológico do fazer docente.
3. Principais teorias da aprendizagem. 3.1. Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia.
4. Aspectos legais e políticos da organização da educação brasileira.
1. Formação da sociedade brasileira: os indígenas, os portugueses, os africanos, os imigrantes. As questões étnico-raciais e as diferentes manifestações culturais.
2. Princípios da Educação Indígena: memórias históricas; identidades étnicas; valorização de suas línguas e ciências; centralidade do território. 3. A organização social e política no contexto indígena:
3.1. Os povos indígenas no Ceará; 3.2. Dados e informações gerais sobre os povos;
3.3. Organizações do movimento indígena do Ceará;
3.4. Manifestações culturais, festas tradicionais e agendas de mobilizações dos povos indígenas no Ceará.
4. Interculturalidade e as políticas educacionais interculturais iniciadas com a Constituição brasileira de 1988.
5. Legislação da Educação Escolar Indígena
5.1. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Lei Federal nº 9.394/1996, artigos 78 e 79).
5.2. Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1998.
5.3. Educação para as Relações Étnico-Raciais (Leis Federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008);
5.4. Resolução CNE/CEB nº 5, de 22 de junho de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica.
5.5. Resolução CNE/CEB nº 1, de 7 de janeiro de 2015, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras providências.
5.6. Resolução CEE nº 382/2003, que dispõe sobre a criação e o funcionamento de Escola Indígena no Sistema de Ensino do Ceará e dá outras providências.
5.7. Resolução CEE nº 447/2013, que altera dispositivos da Resolução CEC nº 382/2003, que dispõe sobre a criação e o funcionamento de Escola Indígena no Sistema de Ensino do Ceará e dá outras providências.
5.8. Lei Estadual nº 17.165, de 02 de janeiro de 2020, que reconhece a existência, a contribuição e os direitos dos povos indígenas no estado do Ceará.
CIÊNCIAS HUMANAS, Prof. Esmael Oliveira
1. Cultura, cotidiano, relações sociais e de poder, gênero, etnia.
2. Cultura e religiosidade indígena no Brasil e Ceará Colonial.
3. Movimento de independência no Brasil e Ceará Colonial. 4. Aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais dos períodos moderno e contemporâneo da história: o renascimento, o iluminismo, as revoluções francesa e industrial.
5. Espaço geográfico da aldeia, do território e de outros territórios cearenses.
6. O território brasileiro: ocupação, paisagens naturais e os grandes domínios morfoclimáticos.
7. O meio-ambiente: relações entre clima, vegetação e solo; relacionamento do relevo com a estrutura geológica e as águas; conservação dos recursos naturais.
8. Questões ambientais no passado e no presente.
9. Geografia Política: as fronteiras e as formas de apropriação política do espaço (conflitos territoriais).
10. Sociedade, lugar e paisagem no ensino da Geografia.
11. A organização social no contexto indígena.
12. Trabalho e cultura na sociedade indígena.
13. Política no contexto indígena.
14. A globalização e os novos desafios da sociedade.
15. Sociologia no Brasil e no Nordeste: cultura, identidade e religiosidade.
16. Concepção de mundo e de ser humano a partir da tradição indígena, Concepções de beleza, Concepções de natureza, cultura e sociedade;
17. Ética, política, moral, valores, poder e estado, liberdade, democracia, justiça, direitos humanos e multiculturalismo.
18. Saberes indígenas: tradição e contemporaneidade.
19. O Ensino de Filosofia: perspectivas teóricas e históricas.