Aproveite e tenha 15% desconto. Digite 2023 no cupom promocional
A melhor e mais completa Apostila do mercado. Elaborada por professores de cursinhos preparatórios especializados nas respectivas áreas. Teoria esquematizada, dicas, macetes e mais de 500 questões de provas organizadas por assunto.
Clique AQUI para ver demonstração da apostila
POR QUE VOCÊ DEVE COMPRAR ESTA APOSTILA?
- A melhor e mais completa do mercado,
- Conteúdo (Digital) didático e focado item por item do edital CONSULPAM 01/2023
- Elaborada por quem entende dos assuntos,
- Questões de provas atuais abaixo de cada tópico,
- Alto índice de satisfação e aprovação,
- Garantia de devolução do valor pago se não gostar do material
- Mais de 500 questões de provas gabaritadas e organizadas por assunto (CONSULPAM e outras bancas)
CONTEÚDO E PROFESSORES:
1. LÍNGUA PORTUGUESA ? Prof. Augusto Sá
Compreensão e interpretação de textos: situação comunicativa, pressuposição, inferência, ambiguidade, ironia, figurativização, polissemia, intertextualidade, linguagem não-verbal. Tipos e gêneros textuais: narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo, instrucionais, propaganda, editorial, cartaz, anúncio, artigo de opinião, artigo de divulgação científica, ofício, carta. Estrutura textual: progressão temática, parágrafo, frase, oração, período, enunciado, pontuação, coesão e coerência. Variedade linguística, formalidade e informalidade, formas de tratamento, propriedade lexical, adequação comunicativa. Norma culta: ortografia, acentuação, emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Formação de palavras, prefixo, sufixo, classes de palavras, regência, concordância nominal e verbal, flexão verbal e nominal, sintaxe de colocação. Produção textual. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos. Emprego de tempos e modos dos verbos em português. Fonologia: conceitos básicos, classificação dos fonemas, sílabas, encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais. Termos da oração. Processos de coordenação e subordinação. Transitividade e regência de nomes e verbos. Padrões gerais de colocação pronominal no português. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo. Norma culta.
2. HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE HORIZONTE
Conhecimentos sobre atualidades e história do Município de Horizonte (Origem do Município; História Política; Divisão Política Administrativa; Economia; Desenvolvimento Urbano; Educação; Saúde; Ação Social; Cultura e Patrimônio.); Aspectos Geográficos: clima, vegetação, relevo, hidrografia, divisão política, limites e fronteiras, solo e demais aspectos geográficos.
3,PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - dos anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano) ? Arlindo Souto
Concepção de desenvolvimento humano / apropriação do conhecimento na psicologia histórico-cultural.
A brincadeira de papéis sociais e formação da personalidade.
Objetivos da Educação Infantil. A criança na educação infantil e suas linguagens. Atendimento à criança na educação infantil provinda de ambientes pouco estimuladores do seu desenvolvimento cultural. Atividade de estimulação para a leitura na educação infantil.
A educação artística a serviço da criatividade infantil. Situações estimuladoras na área do pensamento operacional concreto. O desenvolvimento das percepções: o processo de formação de conceitos.
A criança e o meio social. Aprendizagem da linguagem e a linguagem como instrumento de aprendizagem. Estatuto da Criança e do Adolescente. A criança e o número. Avaliação da aprendizagem como processo contínuo e formativo. Referencial Curricular Nacional. A importância do lúdico na aprendizagem.
Constituição Federal art. 205 a 214. Estatuto da Criança e do Adolescente ? Lei Nº 8.069/1990; Avaliação: concepções e funções;
Prática Educativa Interdisciplinar; Jogos e Brincadeiras no Processo de Ensino e aprendizagem; Função do Planejamento: uma ação coletiva; Diretrizes Funcionais e Legais da Educação Inclusiva; Atividades recreativas, Aprendizagem: Leitura/Escrita, Didática: métodos, técnicas, recursos/material didático, Desenvolvimento da linguagem oral, escrita, audição e leitura, métodos, técnicas e habilidades, Instrumentos/Atividades Pedagógicas, Métodos de Alfabetização Tendências Pedagógicas, Papel do Professor, Decroly, Maria Montessouri, Freinet, Rosseau, Vygotsky, Piaget, Paulo Freire, Psicologia da Educação. Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento.
|