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LÍNGUA PORTUGUESA
Compreensão e interpretação de textos: Condição de produção e recepção: interlocução, contexto de circulação, propósito comunicativo, suporte e gênero (tipologia textual e elementos constitutivos e composicionais do texto), uso de diferentes linguagens e seus recursos expressivos nas mídias e tecnologias;
Processamento e compreensão do texto: ideia central e secundárias do texto, significados de palavras e expressões no texto, relações de causa e consequência, distinção entre fato e opinião, articulação entre linguagem verbal e não verbal (recursos multissemióticos e de persuasão em textos multimodais), inferência textual;
Relação entre textos: intertextualidade e citação;
Recursos expressivos: sonoros (estrofação e rimas) e semânticos (conotação e denotação); Reconstrução da textualidade: coesão lexical e pronominal.
Análise linguística/semiótica: Fonética e fonologia: relações entre fonemas e letras, classificação dos fonemas (vogal, semivogal, consoante), encontros consonantais, encontros vocálicos, dígrafos, divisão silábica/translineação.
Ortografia: emprego de letras, pontuação e acentuação gráfica;
Morfossintaxe: função e flexão das classes gramaticais, estrutura e formação de palavras e sentido dos afixos;
Sintaxe: vozes verbais, período simples, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal;
Variação linguística e de registro: variedades linguísticas, preconceito linguístico e uso da língua formal em textos de uso social.
Semântica: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, hiperônimos, hipônimos, polissemia, ambiguidade, adequação vocabular, efeitos de ironia e de humor em textos multimodais.
Compreensão e interpretação de textos: Condição de produção e recepção: interlocução, contexto de circulação, propósito comunicativo, graus de parcialidade, fidedignidade das informações, suporte e gênero (tipologia textual e elementos constitutivos e composicionais do texto), uso de diferentes linguagens e seus recursos expressivos nas mídias e tecnologias, valores sociais, humanos, éticos e de diferentes visões de mundo em textos literários;
Processamento e compreensão do texto: tese, opiniões e posicionamentos em textos,
inferência de informações, articulação da linguagem verbal e não verbal (recursos multissemióticos e de persuasão em textos multimodais);
Relações entre textos: intertextualidade, hipertextualidade, paráfrase e citação;
Sequências textuais: relações lógico-discursivas em sequências narrativas e argumentativas.
Recursos expressivos: sonoros (estrofação e rimas), semânticos (conotação e denotação e figuras de linguagem) e de efeitos de sentido (seleção lexical, hierarquização das informações, construções metafóricas, elaboração do título, jogos de palavras, ocultação ou explicitação de fontes de informação);
Reconstrução da textualidade: coesão lexical e pronominal e coerência.
Análise linguística: Fonética e fonologia: relações entre fonemas e letras, classificação dos fonemas (vogal, semivogal, consoante), encontros consonantais, encontros vocálicos, dígrafos, divisão silábica/translineação.
Ortografia: emprego de letras, pontuação e acentuação gráfica;
Morfologia e morfossintaxe: função e flexão das classes gramaticais, estrutura e formação de palavras e sentido dos afixos;
Sintaxe: sintagmas nominais e verbais, vozes verbais, período simples, período composto (coordenação e subordinação)
Concordância nominal e verbal,
Regência nominal e verbal;
Variação linguística e de registro: variedades linguísticas, preconceito linguístico e uso da língua formal em textos de uso social.
Semântica: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, polissemia, ambiguidade, adequação vocabular, modalizações epistêmicas, deônticas e apreciativas, efeitos de ironia e de humor em textos multimodais.
A Base Nacional Comum Curricular e o ensino de Língua Portuguesa.
Currículo de Teresina do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa.