LÍNGUA PORTUGUESA
1. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua.
2. Ortografia oficial.
3. Acentuação gráfica.
4. Flexão nominal e verbal.
5. Emprego das classes de palavras.
6. Pronome: emprego, formas de tratamento e colocação.
7. Verbos: conjugação e vozes, regulares, irregulares e impessoais.
8. Concordância verbal.
9. Crase.
10. Pontuação.
11. Sintaxe da oração e do período.
12. Regência nominal e verbal.
13. Semântica.
14. Interpretação de texto.
DIDÁTICA
1. Diferentes concepções de Educação e Didática:
1.1. As diferentes concepções de Educação;
1.2. A importância da educação como processo de mudança;
1.3. Origem e concepção de Didática;
1.4. A Didática e a formação do profissional da educação.
2. Contexto da Instituição Escolar:
2.1. Escola: local de trabalho docente e processo de ensino;
2.2. Conceituação de ensino-aprendizagem;
2.3. A formação do professor na sociedade;
2.4. Profissão docente: compromisso e ética;
2.5. O aluno: sua dimensão cognitiva, socioeconômica, afetiva e cultural;
2.6. O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem.
3. Revendo o espaço da sala de aula (espaço de ?interações?):
3.1. Diferentes concepções sobre Ensinar e Aprender;
3.2. Trabalhando com Projetos;
3.3. O professor e a utilização das novas tecnologias educativas;
3.4. Gestão do espaço e do tempo na escola;
3.5. Relações professor/ aluno na sala de aula (inclusive aspectos étnico-raciais);
3.6. Organização Curricular da Escola;
3.7. O planejamento como instrumento de ação educativa;
3.8. Um plano de aula e seus componentes;
3.9. A utilização de jogos como ferramenta de trabalho pedagógico;
3.10.Construção da Autonomia do aluno;
3.11. A avaliação como processo de construção do conhecimento.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
LÍNGUA INGLESA, Prof. Nádia? 40p
1. Aspectos metodológicos para o ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira.
2. Aspectos sócio-políticos e formais do ensino de inglês como instrumento de comunicação internacional.
3. O ensino-aprendizagem de inglês para fins específicos (English for Specific Purposes ? E.S.P.) na habilidade de compreensão leitora (popularmente denominado ?Inglês Instrumental?).
4. Aspectos linguísticos do inglês como língua estrangeira: Present Tenses: Simple Present, Present Progressive, Present Perfect; Past Tenses: Simple Past, Past Progressive, Past Perfect.
5. Simple Past X Present Perfect; Future Tenses: Near future (going to), Immediate future (will); Modal Verbs; Phrasal verbs; Conditional sentences: 1st Conditional (will), 2nd Conditional (would).
6. Information questions (WH-questions) e YES/NO questions: diferenciações na estrutura da pergunta/resposta; Formatos de texto escrito em língua inglesa (e.g. carta formal/informal, e-mail formal/informal, fax, descrição, narração, dissertação, etc.), estrutura e layout (disposição das partes do texto), paragrafação, margens e pontuação.